25.7.10

Julgamentos à Parte


Todos nós julgamos e isso não há como negar. Praticamente nascemos com o dedo em riste para o doutor.

Os contos, desde muito cedo, já nos situavam sobre quem era bonzinho e quem era malvado. Ninguém nunca nos explicou, por exemplo, que o lobo mal só é cruel e articulador daquele jeito, porque precisa se alimentar, tal qual os 'bonzinhos'. Ele não destrói a casa dos porquinhos, nem se veste de vovozinha para se dar bem no sexo ou fugir de uma dívida. Ele é um predador e age de acordo com o que se espera. Só muito depois, a biologia nos revela isso, mas tarde demais: já botamos o lobo pra correr faz tempo. Aos defensores dos mais fracos, recomenda-se cuidado. Tem muita presa covarde à solta.

A princípio, o nosso julgamento parte muito disso mesmo. Do óbvio, do visual, do palpável: se fulano parece meio triste, solitário... ou foi traído ou não tem alguém. Se chega no trabalho com aquela cara de ontem... festejou a noite inteira! Se chega em casa tarde... estava aprontando alguma. Se fica sentado de pernas abertas (ou cruzadas)... está sugerindo sexo. Se fala pouco... falta conteúdo. Se acorda tarde... é desocupado.

Olhando mais a fundo, percebemos que: muitas vezes estar sozinho é uma opção (e das boas!), que a felicidade nessa vida não depende do outro, que acontece de cara de sono ser resultado de noite mal dormida, de cama fria. Esquecemos que somos tantos outros em nossa própria singularidade, que às vezes falta sexo e sobra leitura na vida de pessoas muito bem-humoradas, que falta tudo por fora e que, no entanto, por dentro, estamos vibrando com poucas conquistas. Ah, e quase esqueço... incautos, não notamos que os venenos mais letais vêm das cores mais fortes e alegres.

Não sabemos nada sobre nada. Nada sobre nós mesmos, nada sobre o outro, nada sobre o dia seguinte, nada sobre a vida. Mas seguimos julgando mesmo assim. Temos os olhos atentos e a língua afiada para tudo, principalmente para o que nos salta aos olhos. O resto descarta-se. Somos catalogados por momentos.

É aí que não apenas nos perdemos em nossos julgamentos, mas perdemos também a oportunidade de conhecer grandes coisas e grandes pessoas.

5 comentários:

Ju Arruda B disse...

Que infeja do teu blog, tem 34394234 visitas. HUAEHUAEHUAEHU o meu tem metade, bubu :(
te amo titico

Kika (A.K.A Érika Oliveira) disse...

Realmente esse teu texto foi muito bom. Me lembrei de algumas partes de Wicked quando você falava: "Ninguém liga para o malvado. Ninguém chora para o malvado"

tha disse...

perfeito esse texto!
ameeei

Franck disse...

Cheguei aqui através do blog da Martha Medeiros, vi seu comentário por lá, como sou tbém de SLZ, tive curiosidade...e gostei do que vi, vou voltar com mais calma para degustar suas letras.
Seguindo vc! Abçs!

Anônimo disse...

O texto é ótimo.

Temos, pelo que li, a mesma linha de raciocínio com relação aos juízos que tendemos a levantar sobre "o outro".

Acredito que seja impossível haver uma pessoa sequer sem preconceitos (no sentido de conceitos prévios mesmo) e eles acabam, muitas vezes, servindo como nossa única base de dados para qualquer avaliação.